Página Inicial > Arquitetura & Design > Restauração do Convento de Sant Francesc

Restauração do Convento de Sant Francesc

Antiga construção ganha vida nova

 

      Santpedor é um pequeno e rústico município, localizado a 75 km ao norte de Barcelona. A vista é do campo espanhol cheio de colinas, possui aproximadamente 7 mil habitantes. Na cidade, estão localizadas a Igreja Romanesca-Gótica de St. Peter e o Eremitério de St. Francis. Aqui é onde nossa história de restauração começa. No eremitério, já esteve localizada a igreja e o convento da congregação Franciscana, construído por padres nos anos de 1700. Em 1835, entretanto, o convento foi saqueado, e eventualmente demolido em 2000. O que sobrou da igreja havia sido dilapidado em ruínas – paredes desmoronadas, janelas caídas e buracos abertos no teto.

      Confira as imagens e entre nesta viagem ao passado!

 

 

      Em uma última tentativa de salvar a igreja, o arquiteto David Closes foi chamado para a cena de seu estúdio em Manresa, aproximadamente a 10 km de distância. Sua assustadora missão – que veio acompanhada com um orçamento de 1.6 milhões de libras – era integrar o auditório e um centro multifuncional de cultura dentro da igreja, enquanto ela manteria o máximo possível das dimensões originais, para que o que sobrara de integridade histórica fosse de fato preservado.

 

 

      Tijolos antigos agora estão cobertos com janelas modernas de vidro, suportes de concreto e luzes brilhantes, e de alguma maneira, estes novos aspectos trabalham mais em harmonia com o espaço do que contra ele. Parte dos buracos no telhado foram preenchidos com janelas, permitindo assim que houvesse a entrada de luz natural. O teto abobadado foi iluminado por luzes elegantes e esbeltas. Paredes de vidro separam os espaços públicos das pedras desmoronadas, cujo objetivo é encorajar o visitante a examinar e apreciar o passado do espaço.

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: David Closes
  • Ano: 2011
  • Área construída: 950 m²
  • Tipo de projeto:Cultural
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Pedra e Madeira
  • Localização: Santpedor, Espanha

 

Inspire-se!

Fontes: ArchDaily e David Closes.

 

Arquitetura & Design , , , , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.