Página Inicial > Arquitetura > Pés na areia

Pés na areia

Uma casa só de areia, palha e madeira

 

     Incomum, essas casas foram construídas sobre as areias de uma praia paradisíaca  na costa de Portugal. O projeto é do escritório Aires Mateus e foi apresentado na vídeo-instalação No place like: 4 houses, 4 films, que também exibiu obras de outros três dos maiores nomes da arquitetura lusa – Álvaro Siza Vieira, João Luís Carrilho da Graça e Ricardo Bak Gordon – na 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza.

 

 

image

 

     Os materiais: areia, palha e madeira!

     A dupla de irmãos e arquitetos Manuel e Francisco Aires Mateus recuperou quatro casas de pescadores, formando uma só moradia praiana, utilizando materiais da arquitetura vernacular, como madeira, alvenaria, caniço (trançado de palha com estrutura interior e exterior de madeira) e colmo (palha local usada na cobertura como telhado). Além de muita areia, é claro. Finalizada em 2009, a casa tem área construída total de 180 m², dividida em quatro construções não interligadas.

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

   

     O living, a sala de jantar e a cozinha ocupam a residência erguida diretamente sobre a areia. Já as alas íntimas, nas quais o piso arenoso foi substituído por cimento, encontram-se distribuídas nas outras três edificações. Aqui, o rústico se une a requintes de modernidade. A casa é wireless (a internet cobre toda a área de Portugal). A cozinha foi executada por A Linha da Vizinha, loja lisboeta de design. A empresa espanhola Calinteg desenvolveu o projeto de aquecimento da construção que abriga o living e a cozinha, proporcionando calor por meio de pavimento elétrico radiante de baixo consumo, localizado abaixo da areia, a fim de esquentá-la nas noites frias de inverno.

 

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

    image

 

image

 

 

     E o melhor: podem ser alugadas para temporada!

     O site é: http://www.casasnaareia.com/ , entre lá e faça a sua reserva!

 

     Inspire-se!

 

     Fontes: Casa Vogue on line e Casasnaareia.com

Arquitetura , , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.