Página Inicial > Arquitetura & Design > Oásis no deserto

Oásis no deserto

 

     A Casa Punta está localizada em um monte aberto, ao lado de um reservatório, no campo perto da cidade de Punta Del Leste, no Uruguai e foi projetada por Marcio Kogan. Desde o começo, a localização da residência neste país deserto, aberto impôs o desafio de criar espaços privados e, até certo ponto, protegido visualmente. A solução adotada, desde o início, era criar uma casa com um nível que, por um lado, tivesse vista para as águas do reservatório e, por outro, a um pátio interno demarcados por muros de pedra, que acabam por definir todos os espaços da casa.

 

image

 

 

     Outro conceito fundamental foi a organização de um plano, de forma clara e simples, sobre uma laje estruturada por pilares racionalmente distribuídos e suportados lateralmente por muros de pedra. Sob esta laje, uma caixa de madeira contém os quartos (com vista para o reservatório) e da cozinha (com vista para o pátio).

     Nas extremidades da caixa de madeira, toda envidraçada, duas salas de estar organizam o programa coletivo da casa. E, sob o telhado, perto da parede de pedra que delimita o espaço no lado sul da casa, há uma churrasqueira e uma varanda coberta que se abre para o reservatório e pátio. Na frente da casa, de frente para as águas, um grande deck e piscina constituem o espaço do projeto principal externo.

 

image

 

     A construção utiliza materiais locais, como a pedra “piedras Lajas” das paredes e piso. A caixa de madeira é composta por painéis dobrados de Mashrabiya xadrez, que permite o controle interno de iluminação. Estas portas podem ser abertas completamente. A laje plana foi executada em concreto aparente, de acordo com a justificativa de utilização de material rústico, mesmo nos elementos estruturais.

     Pouco a pouco, o lote vazio em torno do reservatório começa a tomar conta da casa. As flores silvestres abraçam a casa e em cima de uma das paredes de pedra um pássaro faz a sua casa, que, segundo a tradição local, é um sinal de sorte!

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

image

 

    Inspire-se!

 

     Fontes: Maisarquitetura.com.br e Archdaily.com.

Arquitetura & Design , ,

  1. 8, setembro, 2011 em 01:32 | #1

    Thanks for the inishgt. It brings light into the dark!

  2. 8, setembro, 2011 em 13:17 | #2

    I tuhoght finding this would be so arduous but it’s a breeze!

  1. Nenhum trackback ainda.