Página Inicial > Arquitetura > Ladrilho Hidráulico

Ladrilho Hidráulico

     De origem bizantina, esse piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.

     Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.

     Hoje, ele está de volta, resgatado pela tendência retrô que valoriza elementos do passado na decoração. Quase um século depois, sua produção artesanal continua a mesma. Utiliza, inclusive, as fôrmas de bronze originais trazidas da Europa. A receita: as tintas são despejadas no molde, que depois é desformado. Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão em água.

     Características técnicas

 

image

 

 

 

 

      Os ladrilhos hidráulicos são fabricados artesanalmente, em moldes de ferro. São feitos com cimento branco, quartzo, diabásio e pó-de-pedra. Podem ser coloridos normalmente com até cinco tons, com base em 30 cores de tinta.

     Os produtos levam o nome de ladrilho hidráulico porque passam cerca de oito horas debaixo d’água para a cura.

     A espessura das peças varia de  2 cm a 3 cm e o tamanho padrão  é de 20 cm x 20 cm com resistência à tração na flexão de até 5 MPa.

     Os ladrilhos possuem alta durabilidade desde que a instalação e manutenção sejam feitas de acordo com a orientação do fabricante.

 

image

 

 

CJ668COZ_240_A
Marcelo Magnani / Casa e Jardim

Quando a cozinha foi reformada, seus proprietários fizeram questão de manter o piso de ladrilhos hidráulicos com círculos pretos, que cobre toda a casa projetada pelo arquiteto Renato Lenci, já falecido.

CJ668COZ_240_A
Mayra Acayaba / Casa e Jardim

O apartamento de 150 m², em São Paulo, tem os ambientes todos integrados. O ladrilho hidráulico empresta um toque rústico à cozinha.

CJ668COZ_240_A
Edu Castello / Casa e Jardim

O ladrilho hidráulico com motivo de flor de lótus dá um ar nostálgico ao ambiente. Repare, também, na graça da sapateira.

CJ668COZ_240_A
Codo Meletti e Marcelo Magnani / Casa e Jardim

A personalidade descolada da moradora pode ser percebida pela variedade de cores na cozinha. O piso de ladrilho hidráulico vem com uma cor neutra para contrastar.

CJ668COZ_240_A
Edu Castello / Casa e Jardim

Nesta sala de descanso, a atração é o piso, feito com patchwork de ladrilhos hidráulicos.

 

 

CJ668COZ_240_A
Leonardo Finotti / Casa e Jardim

O projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha é um exemplo de que dá para ousar na decoração e obter um efeito sensacional. No chão do quarto, ele optou por utilizar ladrilhos – mais comuns em cozinhas e banheiros.

 

 

CJ668COZ_240_A
Edu Castello / Casa e Jardim

O piso de ladrilho hidráulico não ficou restrito à cozinha. Ele invadiu a sala de estar com a intenção de não definir onde um cômodo começa e o outro termina. O corte disforme entre o ladrilho e o taco de madeira deu graça à sala de jantar.

CJ668COZ_240_A
Edu Castello / Casa e Jardim

Para destacar a área do chuveirão na parede verde, a moradora escolheu o revestimento de ladrilho hidráulico.

CJ668COZ_240_A
Marcelo Magnani / Casa e Jardim

O arquiteto Diego Revollo apostou no ladrilho hidráulico estampado no chão e madeira zebrano nos móveis. A combinação deu certo!

 

 

CJ668COZ_240_A
Marcelo Magnani / Casa e Jardim

O patchwork de ladrilhos hidráulicos e o acabamento de cimento queimado refletem a preocupação com o uso de produtos sustentáveis na reforma do banheiro de casal, feita pela arquiteta Adriana Yazbek.

CJ668COZ_240_A
Marcelo Magnani / Casa e Jardim

Essencialmente brutas, as vigas estruturais de concreto ficam aparentes na despojada sala de estar. O piso de ladrilho cinza acompanha o estilo.

CJ668COZ_240_A
Arquivo / Casa e Jardim

O chuveirão no jardim da casa ganhou mais charme e cor graças ao lindo painel de ladrilhos hidráulicos.

 

 

     É importante lembrar que o ladrilho hidráulico tem a espessura maior que uma cerâmica comum, por isso tem que se ter um maior cuidadado na hora de preparar o contrapiso. Por ser um produto artesanal, as espessuras para piso podem variar de 1,6 à 2,0 cm e revestimentos de parede tem em média 1cm, por isso, o nivelamente perfeito é fundamental!

 

     Inspire-se!

 

 

     Fontes: Equipedeobra.com.br e Obraweb.com.br

Arquitetura , , ,

  1. 27, junho, 2011 em 00:47 | #1

    Gosh, I wish I would have had that information eareilr!

  2. 27, junho, 2011 em 15:36 | #2

    That’s going to make tihgns a lot easier from here on out.

  3. Giovanna
    10, junho, 2013 em 20:18 | #3

    quais são as medidas do desenho do primeiro ladrilho

  1. Nenhum trackback ainda.