Jardins Suspensos

 

Os jardins suspensos são comuns em grandes cidades onde a  falta espaço é cada vez maior. Ainda sim,  há quem faça questão de trazer a natureza para perto de si e encontram alternativas super originais e versáteis.

O jardim suspenso sobre telhados oferecem uma estratégia inteligente e de alto impacto para amenizar a aridez e os efeitos das mudanças do clima nas grandes cidades. Inúmeras cidades por todo o mundo já reconhecem esses serviços e oferecem incentivos fiscais e reduções de impostos, sinalizando mudanças de rumo no planejamento e reestruturação da infraestrutura urbana. Grandes obras públicas e privadas já caminham nessa direção.

 

Ecotelhado

 

Para criar e manter esse novo ecossistema a longo prazo, a composição da tecnologia de cultivo sobre áreas impermeáveis é fundamental, todos os componentes do jardim suspenso sobre telhado verde deve colaborar para seu desempenho ao longo do tempo em condições adversas: engenharia de drenagem, armazenamento de água, espaço, volume para crescimento de raízes, substrato leve e em proporções adequadas para que não seja necessária a reposição constante, ou seleção de plantas como o gramado que consome pelo menos quatro vezes mais água do que algumas espécies de plantas.

Uma vez bem estabelecido, o jardim suspenso sobre o telhado verde tem longa durabilidade. Os jardins sobre os telhados verdes modernos têm um desempenho muito superior aos sistemas antigos, devido às tecnologias aplicadas, havendo correlação positiva entre a capacidade de armazenamento de água do sistema e o índice de cobertura vegetal. Sistemas de armazenamento de água da chuva ajudam na eficiência do jardim suspenso telhado verde, mas não excluem uma avaliação da necessidade de irrigação, que pode ser obrigatório para algumas espécies. Um plano mínimo de manutenção é recomendável.

Quem não pode elevar o jardim ao terraço ou telhado encontra um opção menos trabalhosa: pendurá-lo em algum cantinho, especialmente, designado para ele.

 

Prédio comercial, ACROS Fukuoka, no Japão


 

 

Vitrine suspensa

 

 

O projeto “Bus Roots” é do Americano Marco Castro Cosio da Universidade de Nova York. Ele propõe um ‘telhado verde’ para os ônibus que circulam pelas ruas. Com uma caixa de alumínio que protege de umidade dentro do veículo, este projeto pretende passar o conceito de espaço verde andando por toda cidade.

 

onibus-ecologico

 

 

 

Agora, quem não tem um telhado só seu, basta pendurar pequenos nichos em casa!

 

 

 

 

 

 

Vaso para Jardim Suspenso – Sky Planter Extra Small à venda na  ObraVip.com

 

 

 

 

 

 

Mudinhas

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Inspire-se!

 

 

Fontes: Google Images e Blog Paisagismo Legal.

 


Arquitetura, Decoração, Paisagismo, Plantas , , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.