Página Inicial > Indices > INFLAÇÃO DO ALUGUEL PERDE FORÇA EM PRÉVIA

INFLAÇÃO DO ALUGUEL PERDE FORÇA EM PRÉVIA

IGP-M

Na 1ª prévia, alta foi de 0,09%, após avanço de 0,29% em janeiro.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, porque é usado para reajustar a maioria dos contratos de locação, registrou variação de 0,09% na primeira prévia de fevereiro, depois de avançar 0,29% no mesmo período de janeiro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 12 meses, o índice acumula alta de 3,67%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que integra o cálculo do IGP-M e é conhecido como inflação do atacado, mostrou deflação de 0,34% na primeira prévia do mês, após subir 0,23% na primeira semana de janeiro.

Também usada no cálculo do indicador, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que calcula os preços no varejo, mostrou que sua taxa de variação subiu de 0,52% para 0,97%. Seis das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, com destaque para transportes (de 0,22% para 1,92%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que mede a inflação na construção e entra no cálculo do IGP-M, mas com peso menor,  registrou alta de 0,67%, acima do resultado do mês anterior, de 0,08%.

A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,24% em janeiro, depois de avançar 0,78% em dezembro do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na semana passada.

 

Fonte: G1

Indices

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.