Página Inicial > Arquitetura > Farnsworth House

Farnsworth House

Projeto vanguardista de Mies van der Rohe

 

     O arquiteto nasceu na Alemanha e foi naturalizado nos Estados Unidos. Rohe foi considerado um dos maiores arquitetos do século 20.

     Em 1930, Mies assumiu a direção da Bauhaus, a mais renomada escola de design, artes plásticas e arquitetura da Alemanha.

     Nos anos 50, projetou e construiu no distrito de Illinois a aclamada Farnsworth House. Funcionalismo e interação com a natureza foi o princípio para o projeto da casa.

image

 

 

      Van der Rohe queria que a natureza local fizesse parte da construção que fica bem próxima do rio Fox, motivo pelo qual a casa encontra-se em um nível acima do solo.  Para a parte interna o arquiteto fez uso de painéis de madeira que servem como armários e substituem as tradicionais paredes. A estrutura cúbica, toda em vidro permite total entrada de luz.

      É um dos trabalhos mais significativos do arquiteto, de mesma importância que o Pavilhão de Barcelona. A casa é, talvez, a mais alta expressão dos ideais modernistas.

      Atualmente, ninguém mora mais ali. Ela virou uma casa-museu em que você pode marcar uma data para visitar e dar uma olhada mais de perto.

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

image

 

 

     Inspire-se!

     Fontes: Arquitetonico.ufsc.br e Google Images.

 

    

 

 

Arquitetura , ,

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.