Decor infantil

12 dicas para adaptar a decoração da casa às crianças

Todos sabemos que a rotina de uma casa muda, e muito, com a chegada de uma criança. Desta forma, a quem se pergunte:  é possível unir beleza e segurança em um mesmo local? A resposta é: sim!

Claro que a decoração deve levar em consideração a personalidade de cada criança, se é mais quieta ou ativa, por exemplo.

 

No loft criado pelas arquitetas Luciana Pastore e Maria Paula Giuliano a área de circulação ampla facilita o corre-corre da garotada. Foto: Divulgação

No loft criado pelas arquitetas Luciana Pastore e Maria Paula Giuliano a área de circulação ampla facilita o corre-corre da garotada

 

 

De uma forma geral é preciso pensar em ítens quase que obrigatórios para a segurança das crianças, como: um mobiliário sem quinas, com cantos arredondados; áreas de circulação amplas para que elas possam brincar sem esbarrar nos objetos e correr o risco de se machucar; pisos que facilitem a limpeza e também os antiderrapantes em áreas molhadas, como banheiros, lavanderias e cozinha. “Outra opção para cantos pontiagudos são os protetores de espuma. Gavetas e armários com materiais perigosos como vidros, talheres e materiais de limpeza devem ser travados. Janelas de apartamentos ou andares superiores precisam de telas ou grades”, afirmou a arquiteta Glaucya Taraskevicius.

Além da segurança, é preciso pensar em praticidade, evitando manutenção e despesas desnecessárias. E se antigamente as crianças tinham de se “adaptar” aos móveis, atualmente o mobiliário já é projetado pensando nos pimpolhos. Alguns exemplos são vasos sanitários pequenos, mesinhas de centro, poltronas e cadeiras de tamanho reduzido, entre outros.

Confira mais 12 dicas dadas pelas arquitetas Elisa Gontijo e Glaucya Taraskevicius:

1) Opte por revestimento de fácil manutenção e que não seja tóxico. Pensando em bem-estar, atualmente já existem materiais que impedem a proliferação de fungos, mofos e bactérias, preservando a saúde dos pequenos.

2) A circulação da casa não pode ser muito estreita. Por isso não encha o espaço de móveis.

3) Dê preferência por mobiliários multiusos, como sofás baú e nichos, que facilitam na hora de guardar brinquedos, por exemplo. Os móveis da casa devem ter a altura padrão, porém os direcionados aos pequenos devem ser de acordo com a ergonomia da criança, como cadeira e escrivaninhas.

 

O armário com porta de correr e a estante arredondada evitam acidentes na hora das brincadeiras infantis. Espaço de Carolina Prearo  Foto: Divulgação

O armário com porta de correr e a estante arredondada evitam acidentes na hora das brincadeiras infantis. Espaço de Carolina Prearo

4) Evite colocar texturas nas paredes internas e externas da casa. Isso vai evitar que a criança se machuque ao passar por elas.

5) Em áreas molhadas, como áreas de serviço, banheiros e cozinhas, aposte em pisos antiderrapantes. Se o revestimento escolhido não for dessa forma, atualmente há no mercado produtos antiderrapantes para serem aplicados no piso.

6) Pisos de madeira que necessitam ser encerados não são uma boa pedida quando o assunto é unir crianças e praticidade. Neste caso, a melhor saída é optar por madeiras que podem ser limpas somente com um pano úmido.

 

Sem sujeira: na sala criada pela arquiteta Maria Fernanda Rodrigues, o sofá tem capa de proteção com tecido de fácil limpeza  Foto: Divulgação

Sem sujeira: na sala criada pela arquiteta Maria Fernanda Rodrigues, o sofá tem capa de proteção com tecido de fácil limpeza

 

7) É imprescindível instalar redes de proteção nas janelas. Opte pelas de cores preta ou marrom, que são menos visíveis do que as brancas, que logo ficam encardidas. A manutenção das redes deve ser feita a cada cinco anos.

8 ) O sofá é um dos móveis preferidos da garotada quando o assunto é brincar. A melhor forma de evitar problemas é escolher tecidos que recebem tratamento especial usado na indústria náutica, que facilitam a limpeza. Esqueça os de aparência plastificada. Hoje há opções de veludo, atoalhados e de camurça, que unem conforto e praticidade.

9) Invista em futtons em forma de pufes, que depois de abertos viram uma cama. Eles são mais confortáveis do que uma bicama e são ideais na hora de seus filhos receberem os amiguinhos para dormir em casa.

 

E mais uma vez as formas arredondadas são as vedetes no Cyber Game Room projetado pela arquiteta Teresa Simões: os futtons garantem conforto  Foto: Divulgação

E mais uma vez as formas arredondadas são as vedetes no Cyber Game Room projetado pela arquiteta Teresa Simões: os futtons garantem conforto

 

10) Materiais como espelhos e vidros são muito perigosos. Estantes devem ser fixas na parede para não tombar.

11) O quarto da criança ou cômodo de brincar deve ser espaçoso. Todos os móveis dessas áreas devem ser adequados para elas: armários fixos na parede, com cantos arredondados; o piso deve ser confortável; evite colocar brinquedos pesados no alto, para não cair sobre a criança.

12) Hoje em dia existem muitas tintas fáceis de limpar, mas caneta é sempre mais complicado. Uma boa ideia é fazer uma lousa na parede do quarto.

O sofá todo acolchoado é diferencial no quarto criado pela arquiteta Camila Dias Domingues; a mesa de centro com lápis coloridos é uma forma de incentivar o lado lúdico  Foto: Divulgação

O sofá todo acolchoado é diferencial no quarto criado pela arquiteta Camila Dias Domingues; a mesa de centro com lápis coloridos é uma forma de incentivar o lado lúdico

Inspiri-se!

 

Fonte: Revista Mulher do site Terra.com.br

Arquitetura & Design, Decoração , , ,

  1. 22, abril, 2011 em 19:08 | #1

    I will have to come back again when my class load decreases – however I am saving your RSS feed so I can read your blog offline. Thanks so much.

    • 25, abril, 2011 em 10:11 | #2

      Nike Jordan Jumpman23 Packable Sling Bag/Sackpack Black/Red Jumpman » Ficamos felizes por você ter gostado, continue nos acompanhando! Obrigada!

  2. 7, novembro, 2011 em 05:07 | #3

    I care for your work and question: in what manner do you start in on your articles?Good day . Where is your site hosted ? Your website seems certainly consistent as completely as thoroughly fast coming as of what I realize. We’re scouting around for a brand-new webhost having Asp.net aid as well as a proficient data base arrangement . Would you happen to have
    any to share with my people , your current faithful site visitors? Thank you a great deal!

    As a final point , permit me thank you for your patience with my English as (I’m convinced you have become aware this at this time ,), English is not my main tongue so I am utilizing Google Translate to form out what to jot down what I actually mean to state.

  3. 11, novembro, 2011 em 18:43 | #4

    Your web site looks unbelievable – concluded with tremendous informations .. with so on. I trust you may perhaps pick up still much greater achievement by means of inserting certain movies furthermore photos. I trust this is an ok manner to pronounce it. While I have put it in my favorites . Many thanks.

    In conclusion , allow me thank you for your patience with my English as (I’m persuaded you have figured this at this moment ,), English is not my principal language so I am utilizing Google Translate to figure out what to note down what I genuinely wish to say.

  1. Nenhum trackback ainda.